O que e o ibuprofeno

O ibuprofeno e um anti-inflamatorio nao esteroidal (AINE). Trata-se de um principio ativo que age contra inflamacoes nao tao intensas, sendo comumente indicado contra febre e dores diversas. Ele esta disponivel em remedios com diferentes nomes, de marcas distintas.

“Os AINEs sao menos potentes que os esteroidais, como os corticoides, em bloquear o processo inflamatorio. Esses sao capazes ate de alterar os globulos brancos”, diferencia o farmaceutico Leonardo Pereira, da Associacao Brasileira de Ciencias Farmaceuticas (ABCF).

Para que serve o ibuprofeno e quando deve ser usado
O ibuprofeno faz parte dos medicamentos isentos de prescricao, os MIPs. Portanto, voce pode compra-lo na farmacia sem uma receita.

“Na maioria das vezes, sao remedios utilizados para tratar o que chamamos de transtornos menores ou problemas de saude autolimitados”, informa Pereira, que tambem e professor da Universidade de Sao Paulo (USP).

Nessa lista, estao inclusos febre, dores musculares, colicas menstruais e dor de garganta, cabeca e dente.

So que o ibuprofeno tem uma capacidade anti-inflamatoria um pouco mais intensa que outros AINEs. Por isso, as vezes os medicos o indicam para aliviar a dor de cirurgias pequenas, como a extracao de um dente, e o incluem no tratamento de artrite.

Alguns remedios que tem ibuprofeno na composicao
Advil
Alivium
Ibuflex
Buscofem
Novalfem
Doraplax
Lombalgina
RELACIONADAS
Medicina

Labirintite: o que e, causas, tratamento e mais
Medicina

Gonorreia: o que e, sintomas, diagnostico e tratamento
Medicina

Nimesulida: o que e, para que serve, como tomar e cuidados
Diferenca de ibuprofeno e paracetamol
Apesar de ambos terem acao analgesica e agirem contra a febre, o ibuprofeno e o paracetamol sao principios ativos diferentes.

O paracetamol sequer e um anti-inflamatorio propriamente. Por isso, nao e tao util quando a raiz da dor e uma inflamacao. Alem disso, ele demora mais para fazer efeito. Como escolher entre um e outro? Converse com um profissional de saude.

Quanto tempo leva para fazer efeito
Ele precisa de fifteen a thirty minutos para agir. O alivio dos sintomas dura entre quatro e seis horas, a depender da causa e da intensidade.

Tipos de ibuprofeno e diferenca entre eles
Ele e encontrado em gotas, capsulas e comprimidos. O principio ativo, claro, segue o mesmo. A unica diferenca e que a forma liquida comeca a surtir efeito mais rapidamente.

“Para um medicamento agir, ele precisa ser absorvido pelo trato gastrointestinal e cair na corrente sanguinea. Por isso a forma liquida e mais rapida que a solida”, explica o farmaceutico. Ora, as capsulas e os comprimidos demoram mais para serem digeridos e absorvidos pelo organismo.

CONTINUA APOS A PUBLICIDADE
Quais sao as contraindicacoes
Entre outros grupos, o ibuprofeno nao deve ser utilizado por bebes menores de 6 meses, gravidas, lactantes e pessoas que sofrem com ulcera gastroduodenal e sangramento gastrointestinal. Idosos e criancas com menos de two anos so podem ingerir sob orientacao medica. Pessoas com asma tambem nao devem recorrer a esse farmaco para evitar broncoespasmos.

Alem disso, ele nao e recomendado em caso de suspeita de dengue e outras doencas causadas pelo mosquito Aedes aegypti. “Os AINEs interferem na formacao das plaquetas, que e justamente onde essas enfermidades agem”, avisa o especialista. Ingerir essa classe de medicacoes quando voce esta com dengue aumenta o risco de hemorragias perigosas.

Claro, nao tome se voce for alergico a qualquer componente da method. Se tiver duvidas, fale com um especialista. E sempre leia a bula.

E possivel que o ibuprofeno provoque reacoes adversas. As mais comuns sao tontura, coceira, enjoo, diarreia ou constipacao, entre outras. Se notar qualquer sintoma suspeito, ibuprofeno bula suspenda a medicacao e fale com um medico.

Interacoes medicamentosas com o ibuprofeno
Ha uma lista de remedios que devem ser evitados enquanto o ibuprofeno e administrado. Por isso, e importante ler a bula e informar o medico se voce toma alguma outra droga, principalmente de uso continuo.

Caso compre sem receita, vale a pena bater um papo com o farmaceutico antes.

Dose recomendada
Ela varia de acordo com a faixa etaria e o peso. Essa informacao tambem e encontrada na bula — e pode ser discutida com um especialista.

Abusos podem trazer consequencias serias. Se voce ultrapassar a dosagem maxima diaria, procure o Centro de bula ibuprofeno Informacao e Assistencia Toxicologica (Ciat) mais proximo.

Precaucoes e advertencias
Interrompa o consumo de bebidas alcoolicas enquanto estiver usando o remedio e fique atento a eventuais sinais de alergia. Se eles aparecerem, busque ajuda medica.

No mais, e importante ter bom senso. “Lembre-se que o ibuprofeno e indicado para transtornos menores. Se voce continuar com febre ou dor por mais de dois ou tres dias, entao tem algo errado. Ai e necessario ir ao medico”, finaliza o professor.

Tomar remedio frequentemente, sem descobrir a causa por tras do incomodo, pode favorecer a evolucao de doencas graves.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *